Pular para o conteúdo principal

Brasil

Para ver as dicas, clique no menu, na parte superior à direita. 

AMAZÔNIA

A Amazônia - patrimônio ecológico do nosso país - é pouco ou quase nada conhecida do povo brasileiro. Posso me incluir nesse grupo. É interessante pensar sobre a relação que nós temos com essa parte de nosso país. Sabemos de sua existência, de sua importância e de sua grandeza, mas a Amazônia é como um lugar muito distante, fantástico, quase uma fantasia. Ouvimos histórias folclóricas sobre a região e, em geral, nosso conhecimento a respeito para por aí. Afinal, a Amazônia parece pertencer aos índios, às aves e animais selvagens, com os quais nós, habitantes das regiões urbanas do território brasileiro, não temos nenhuma identificação ou relação.

Era assim que eu me sentia. Sempre tive orgulho por aquele "pulmão verde", tão selvagem e tão necessário para a existência da humanidade, pertencer ao Brasil. Senti revolta várias vezes ao ouvir que estrangeiros estão, aos poucos e silenciosamente, tomando posse de nossa riqueza natural. No entanto, em meus planos de viagem, nunca passou pela minha cabeça incluir a mata selvagem, ou a capital do estado, Manaus.

Pois bem, isso mudou. Num belo dia, eu e meu marido resolvemos tirar a limpo a visão que reinava em nosso imaginário, em relação ao estado da Amazônia. Lá fomos nós. Não posso dizer que minha aventura foi digna de roteiro de Anaconda, mas, para mim, que gosto de asfalto, hotel com ar condicionado, praias paradisíacas, museus, belos cafés e cidades medievais, a aventura foi bem radical.

Nos links relacionados, citarei aquilo que consegui apreender dessa viagem singular.





Comentários

Mais populares

ADORO VIAJAR!

Este é um espaço onde compartilho minhas experiências em viagens que fiz pelo mundo. Dou dicas de preços, hotéis, passeios, cultura e curiosidades sobre os lugares que visitei. Mas... deixa eu me apresentar: Eu sou a professora Tânia Neves. Sou graduada em Letras e pós-graduada em Comunicação e Marketing, Psicopedagogia e Neuropsicologia Cognitiva. Leciono língua portuguesa há mais de 20 anos, sou docente no Senai Florianópolis, e tenho ministrado cursos de Reciclagem Gramatical, Redação Técnico Científica, Português para Estrangeiros,  entre outros, há vários anos. Como vivo entre Brasil e Itália, resolvi criar uma plataforma de cursos, assim posso ajudar aqueles que desejam investir no desenvolvimento pessoal. Quer conhecer? Visite meu site: www.professoratanianeves.com.  Um grande abraço e aproveite as dicas!

Compras em Monique

Cidade boa mesmo para comprar comida, isso sim. Em relação às roupas, ou você encontra lojas de roupas típicas, ou nada de diferente; as mesmas lojas de sempre (Zara, Gucci etc.) com roupas bem mais pesadas (de acordo com o clima deles, dificilmente usaríamos no Brasil) e, obviamente mais caras do que em Firenze. Já as banquinhas que vendem frutas (lindas!), lanches e bebidas quentes são o máximo!

Um dia em Munique

Passamos somente oito horas em Munique, portanto, fomos a apenas um restaurante. No entanto, comemos muitas coisas gostosas nas barracas que vendem comidas típicas alemãs, além de bebidas bem quentes. Há um "vinho quente" parecido com o que temos no Brasil que é muito gostoso e, principalmente... aquece! Clique nas fotos para aumentá-las. Como chegamos próximo ao Natal, tivemos a oportunidade de desfrutar as feiras natalinas, adorei!